quarta-feira, 25 de julho de 2007

Janice Doll; Do sonho ao reconhecimento.



A maior parte dos jovens do mundo inteiro, alimentam a fantasia de um dia virar 'Rockstar'. Algumas vezes, esse sonho se projeta, e torna-se uma coisa maior. É triste que muitos projetos e bandas acabem por não chegar a lugar algum. Talvez um dia, algum daqueles garotinhos de 15 anos que gozavam da euforia da adolescência, seja abordado no auge dos seus quarenta, por alguém que acompanhou e fez do sonho dele seus próprios. Talvez esse seja o único reconhecimento que tenha na vida, mesmo tendo batalhado muito para viver o rock como ele devia ser vivido sempre.

Algumas bandas, porém conseguem fazer do sonho realidade, levando consigo todas as expectativas de uma geração que acabou por não conseguir alcançar o objetivo. Só assim eu consigo falar do Janice Doll. Talvez por estar perto deles, por conviver e dividir expectativas, por estar sempre na torcida e por espelhar neles aquilo que eu mesma gostaria de estar vivendo. Amanhã, nossos garotos estarão seguindo em frente, sem perder a euforia dos 15 anos e com a maturidade necessária para tornar o sonho a base para uma realidade satisfatória.

A banda foi fundada em 2003, e já conta com um material muito bacana (2 Eps, e 1 single, e uma compilação desse material que já se encontra à venda nos Estados Unidos e em breve no Canadá com o nome de Silent seasons.) e que pode ser encontrado na internet.Trabalhando com vários profissionais experientes no mundo do Rock, os meninos estão aquecendo os instrumentos para a gravação do segundo CD, que será distribuído na Europa e produzido por ninguém menos que Stuart Epps. O CD contará com 12 faixas inéditas, e será gravado na Inglaterra.

Abrindo espaço para um nicho de mercado diferente no Brasil, que conta hoje em dia com poucas bandas undergrounds expressivas, o Janice Doll procura inovar no som e elaborar o trabalho, para que seja um diferencial no mercado que já é bem explorado no exterior. A banda não faz parte de nenhum selo e não tem contratos aqui no Brasil, sendo a distribuição totalmente independente. Com os avanços da comunicação, o caminho parece ter se tornado mais curto. Ao criar uma conta no myspace e colocar vídeos na internet, os garotos conseguiram ampliar muito a sua área de atuação, e por conta disso, seus vídeos e músicas foram bastante divulgados, chegando a números inacreditáveis. O primeiro vídeo clipe da banda Fall Apart /Christienne (que conta com a participação de dois ilustres amigos meus!) e mais um vídeo caseiro deles, atingiu a marca de 210.000 visitas no youtube. Tendo também 3 coletâneas gravadas, 1 no Brasil e 2 no exterior, a consolidação e o 'estouro' da banda como um forte nome na cena parece cada vez mais iminente.


"Depois de entrar no Reino Unido, vou sentar num bom pub bem clássico com móveis de madeira e tomar uma cerveja foda, cuspir no chão e gritar GO MANCHESTER! Ou qualquer outra coisa bem inglesa". É com esse espírito que Leo Kriger espera realizar um bom trabalho ou pelo menos ter muitas histórias pra contar, quando voltar ao Brasil com o trabalho concluído. Rock'n'roll de verdade é feito disso, de encarar as coisas como uma brincadeira, deixar de racionalizar tudo o tempo todo e sentir o que de fato é o Rock!


É de suma importância para o nosso mercado, contar com exemplos de trabalhos que deram certo e que sairam da nossa terra. Dessa forma aspiramos conseguir investimentos nos nossos jovens, que um dia (assim espero) consigam transpor do sonho para o reconhecimento. Fica aqui a minha torcida, para que tudo dê certo, e que esse caminho só traga bons frutos, tanto para vocês, quanto para a nossa cena que tanto precisa.

Para saber mais
http://www.janicedoll.com/


**Stuart Epps (para quem não conhece) produziu albuns do Led Zepellin, Oasis, Elton John entre outros artistas consagrados.
*** O CD Silent Seasons foi masterizado por Drew Lavigne, que já trabalhou com Red Hot, Foo Fighters, dentre outras.

4 comentários:

Unknown disse...

Sorte em excesso pra todos!!!

É triste conhecer pessoas extremamente legais quando elas estão pra ir embora =~
Tomara que o sucesso seja tanto que ele tenha dinheiro pra visitar os pobres amigos que se perdem na multidão de brasileiros e torcem por eles pelo menos uma vez por semana =D

Anônimo disse...

eles merecem.

é isso que me faz continuar tentando também. o mundo da música é muito ingrato. só quem é músico ou convive com a gente é que sabe como as coisas são difíceis. e quando eu vejo alguém se dando bem - ainda mais amigos - fico feliz pra caralho.

muita sorte e sucesso pra eles.

Anônimo disse...

uhu massa ;D

Anônimo disse...

Fui conferir e realmente vc está certa essa banda é foda. Ela manda um som legal. Fernando Bsb.