terça-feira, 7 de agosto de 2007

É a vida.

Quanto mais e tento me convencer de que as minhas teorias sobre o mundo estão erradas, mas eu queimo a minha própria lingua tendo que assumir que de fato elas fazem muito mais sentido do que eu imaginava.

Passar a tarde ouvindo Nina Simone (indicação de um estimado amigo) e digerindo todos os últimos acontecimentos só me fazem comprovar que não existe a possibilidade de fazer a coisa certa. A coisa certa, na verdade, não existe. O que seria correto no mundo errado em que vivemos? As coisas certas, nada mais são do que comportamentos estabelecidos para nos condicionar a uma sociedade que se consolidou sobre a mentira e a ganância.

As coisas que ao nossos olhos são as que a gente deve fazer, nem sempre são as melhores escolhas para outras pessoas. A coisa certa varia de acordo com o referencial. Se eu gosto de verde e você de vermelho, como poderia eu saber o que é certo e errado para você? O que acontece é que nessa vida nunca se pode agradar algumas pessoas ao mesmo tempo. São poucos os casos que se consegue agradar cem porcento uma pessoa sem ter que anular ou abrir mão de alguma escolha sua. Não se pode deixar que o medo de ferir outra pessoa acabe ferindo você.

Na vida devemos escolher o que nos faz bem, ou pelo menos chegar mais perto o possível disso. Caso parássemos para pensar em quantas atitudes nossas desagradam outras pessoas ficaríamos inertes, só balançando com a correnteza como fazem as esponjas marinhas. A situação é que, por mais que saibamos que a nossa felicidade muitas vezes custa a de outra pessoa, não podemos parar as nossas vidas. Não é justo machucarmos alguém, e nos incluímos totalmente nisso.

Egoísmo é muitas vezes considerado pelos homens uma característica negativa. De acordo com o dicionário, essa palavra vem do latim ego que significa 'eu'. É o amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios ou o conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo. Mas já que não temos escolha, melhor livrar da dor tudo que for mais próximo à nossa vaidade.

É triste assumir, mas eu escolho machucar outras pessoas a me machucar. Por isso sou uma vaca egoísta.

3 comentários:

Poeta Punk disse...

Devemos andar sempre bêbados.
Tudo se resume nisto: é a única solução.
Para não sentires o tremendo fardo do tempo
que te despedaça os ombros e te verga para a terra,
deves embriagar-te sem cessar.
Mas com quê?
Com vinho, com poesia ou com a virtude, a teu gosto.
Mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus de um palácio,
sobre as verdes ervas duma vala, na solidão morna do teu quarto,
tu acordares com a embriaguez já atenuada ou desaparecida,
pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio,
a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira,
a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são:
"São horas de te embriagares!"
Para não seres como os escravos martirizados do Tempo,
embriaga-te, embriaga-te sem cessar!
Com vinho, com poesia, ou com a virtude, a teu gosto.

Charles Baudelaire

A Space Boy disse...

Não nego o fato de tu ser uma vaca egoista, eu sei bem viu, HAHA. Mas acho que tu tem que relaxar mais e ver se teu ato egoista não é apenas uma coisa fútil para saciar o ego ou uma atitude de auto preservação.

Ass: Teu grande amor B.Host.

A Space Boy disse...

está add.