segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Werther.

Trecho da carta de Werther a sua amada Charlotte.

"Abro meus olhos pela última vez! Sim, pela última vez! Ah, eles nunca mais verão o sol um dia triste e nebuloso o escondeu. Sim, cubra-se de luto, oh natureza! O seu filho, o seu amigo, aquele que sempre lhe amou, vai chegando ao fim. Lotte, é uma emoção única e, apesar de tudo, parece um sonho confuso dizer para si mesmo: "Este é o meu último dia!". O último! Lotte, não posso absolutamente compreender esta palavra: "o último". Não estou na plenitude de meu vigor? E fica isso? Acredite em mim, nós sonhamos ao falar da morte. Já vi muita gente morrer: mas o ser humano é tão limitado, que não tem a menor idéia sobre o começo e o fim da existência. Não, Lotte, como posso desaparecer? Como você pode desaparer? Como nós podemos desaparecer? O que significa isso? É mais uma palavra, um som vazio, que não tem sentido para o meu coração. Estar morto, Lotte, enterrado em uma cova fria, num lugar tão estreito, tão escuro (...) Lembra-se das flores que me mandou, depois daquela maldita reunião em que não se pôde dizer uma só palavra nem apertar a minha mão? Ah, passei metade da noite ajoelhado diante delas, e foram para mim o verdadeiro símbolo do seu amor. Mas, ah! essas impressões passaram, como aos poucos se apaga na alma do religioso o sentimento da graça que Deus derramou sobre ele."

Nenhum comentário: